Atualmente, devido à grande massa de informações e dicas via internet e redes sociais, nota-se uma mania de que ser saudável é adotar estilos de vida “impossíveis", tanto em relação à alimentação quanto à prática de atividade física e à estética em geral.
Proibe-se a todos os que querem ser simplesmente saudáveis: lactose, glúten, frutose, etc., o açúcar para ser permitido deve vir de outra galáxia, assim como o sal, os óleos, entre outros, se não for assim, a pessoa passa a ser considerada menos saudável. Começa então a saga atrás de produtos industrializados repletos de sódio, gordura, conservantes, adoçantes e de alto custo (salve o marketing das indústrias de alimentos!), isso não é obrigatório e não é para todos! Quem pode seguir essa linha ou quem realmente sofre de alguma intolerância ou alergia a determinadas substâncias presentes em alimentos especificos, bem. Quem não pode e não necessita, amém.
Pense em pessoas consideradas saudáveis 10 anos atrás... Hoje, então, em meio a todo esse modismo, elas descobrem que nunca foram saudáveis??? Sigo firme no pensamento de que tudo deve estar em constante equilibrio, traçado com perfeito bom senso.
Para quem não é intolerante ou alérgico a nenhum componente específico é muito difícil seguir uma rotina de quem é intolerante ou alérgico nato, tanto na questão financeira quanto cultural, social, psicológica e emocial. Devemos nos lembrar de que há um conjunto de fatores que influenciam nossos hábitos, e não apenas o ato de comer.
Vemos muitas pessoas frustradas por não conseguirem se manter nesse estilo de vida diferenciado, quase inalcançável para a população em geral, mas acredito que esses mesmos resultados são perfeitamente possíveis com uma alimentação equilibrada por meio de reeducação alimentar.
Tudo é bem mais simples do que é mostrado na mídia e do que se imagina. Trace objetivos em que você se veja daqui a 6 meses, 10 meses, 1 ano, seguindo o mesmo perfil de estilo de vida, sem sofrimento e longe do risco de desenvolver possíveis transtornos alimentares devido a grandes restrições, proibições e frustrações. Se manter próximo a sua realidade tendo equilíbrio dentro das suas possibilidades... É, sim, ser mais saudável do que você era antes!
Lembre-se que, principalmente nos casos de emagrecimento, a maior aliada é a mudança em nossos pensamentos e comportamentos em relação a alimentação... E não a mudança drástica em grupos alimentares especificos. Cada caso é um caso.