A maior curiosidade da família em relação ao bebê sempre é o sexo, é menina ou menino? Esta é a pergunta mais frequente em nosso consultório de ultrassonografia.

A detecção do sexo fetal pelo ultrassom é feita com alto índice de acerto a partir de 16 semanas de gestação, antes de 16 semanas o sexo pode ser determinado pela visualização do broto genital, mas daí há possibilidade maior de erro.

O broto genital nos dará uma “dica"sobre qual o sexo do feto entre 13 e 16 semanas de gestação.

Sempre falo para as pacientes que sexo fetal tem que ser dito quando há certeza, na dúvida melhor nem falar. Não dá para achar que é, tem que ser.

Muitos fatores influenciam na visualização ou não da genitália, a posição fetal, obesidade materna, posição uterina etc….

Para as famílias que tem pressa existe atualmente a sexagem fetal, que pode ser feita a partir de 8 semanas de gestação, é um exame de sangue onde o laboratório procura no sangue da mãe o DNA fetal, busca o cromossoma Y, se ele está presente será menino, se ausente será menina.

Saber ou não o sexo fetal é uma decisão familiar, eu sempre tento ver o sexo e falo caso haja interesse familiar. O interessante em relação ao sexo, é que existem doenças ligadas ao cromossoma sexual.

Algo para pensarmos: quanto saber o sexo fetal nos rouba do momento do parto? A magia de ter um filho, momento mais sublime da raça humana, o poder de gerar alguém, parir, receber nos braços e só então conhecer aquela pessoa. Vivemos em uma sociedade muito imediatista, já não namoramos, não esperamos, não damos tempo para o sonho, para a imaginação. Será um caminho sem volta? Prefiro sonhar, mas ofereço o que me pedem.

Glaciliane Moura Custódio Canário
Ultrassonografista
Clínica Barra Imagem

Atendendo na Clínica Barra Imagem
Rua Dona Guilhermina, 133, Centro – Barra do Piraí
(24)2443-1866 / (24) 24424718